MAP-OS, um sistema para gerenciamento de ordens de serviços totalmente gratuito e open source. Confira!

| Categoria: Dicas de Informática|
MAP-OS, um sistema para gerenciamento de ordens de serviços totalmente gratuito e open source. Confira!

MAP-OS é uma ferramenta ideal principalmente para quem está começando um negócio na área de suporte e precisa de alguma forma organizar seu ambiente de trabalho, pois proporciona um ótimo controle e é totalmente grátis.


Map OS é um sistema gratuito e de código aberto para gestão de ordens de serviço desenvolvido em php. O sistema é capaz de gerenciar clientes, ordens de serviços, vendas, financeiro entre outros, além de possuir uma área destinada a clientes, para que os mesmos possam solicitar um serviço (abrir um chamado) e verificar o andamento das solicitações realizadas.

Possui também controle de usuário, onde você como administrador pode criar perfis com permissões personalizadas para cada função.

Download Aqui:

Como instalar o MAP-OS no windows utilizando o WampServer

Como configurar o envio de email no MAP-OS

Como corrigir o erro MSVCR110.dll e mudar as portas padrão do Apache e Mysql no WampServer

 

Imagem da página principal MAP-OS:

Imagem da área destinada a clientes:

Código Aberto:

Outro ponto muito importante sobre o sistema é a possibilidade de alterar seu código (para programadores e curiosos), por possuir um código aberto, você pode alterar o layout e criar novas funções. O sistema foi desenvolvido basicamente em Codeigniter um framework PHP, Bootstrap um framework para HTML, CSS e JavaScript, e banco de dados Mysql, todas são tecnologias com um vasto conteúdo de estudo na internet, mas não significa que para utilizar o sistema você tenha que dominar estas ferramentas.

Instalação:

Como o MAP-OS é um sistema WEB, para utilizá-lo você precisa ter um servidor web a disposição, para isso temos 3 alternativas:

Alugar um servidor web comercial com domínio (Os mesmos usados para hospedar sites): Esta opção é para quem precisa colocar o sistema em produção de forma estável e que todos possam acessar de qualquer lugar do mundo.

Usar um servidor web gratuito: Algumas empresas fornecem um serviço de hospedagem de sites gratuitos, porém impondo limites de tráfego e geralmente são instáveis podendo apresentar lentidão, falhas e ficar fora do ar, mas são úteis para testes.

Usar um servidor web local: Esta opção é geralmente utilizada por programadores ou empresas que possuem uma Intranet. É basicamente fazer do seu PC um servidor WEB, para isso temos programas como WAMP SERVER (Windows), XAMPP (Windows e Linux), LAMP (Linux) e a opção de instalar o Apache, PHP e Mysql de forma separada. Com esta opção o sistema fica “restrito” ao seu computador, podendo ser facilmente configurado para o acesso de outros computadores da rede local, mas para acesso externo a configuração se torna bem mais complexa.

Veja como instalar o Apache, PHP, Mysql no Linux.

Conclusão:

MAP-OS é uma ferramenta ideal principalmente para quem está começando um negócio na área de suporte, e precisa de alguma forma organizar seu ambiente de trabalho, pois proporciona um ótimo controle e totalmente grátis.

Mais Dicas de Informática

3 Distribuições Linux que Recomendo Para Quem Sempre Utilizou Windows

Para quem está buscando testar ou migrar para um novo sistema operacional, aqui vão 3 dicas de dis...

Como a poeira pode danificar meu computador?

Se há muito tempo você não faz a limpeza interna do seu PC ou Notebook, leia esta matéria e ente...