Como instalar o WampServer e corrigir o erro "O programa não pode ser iniciado porque está faltando MSVCR110.dll"

| Categoria: Tutoriais|
Como instalar o WampServer e corrigir o erro

Veja como solucionar os problemas com os arquivos dll no WampServer, e veja como alterar as portas padrão do Apache, Mysql (ou MariaDB).


WampSerser é uma aplicação voltada para o desenvolvimento web, ele te fornece o Apache2 (servidor web) o Mysql ou MariaDB (Banco de dados), o PHP (interpretador) além de ferramentas como o phpmyadmin (software usado para gerenciar os bancos de dados Mysql) e várias funções para a configuração do servidor.

Com ele também é possível utilizar algumas aplicações web de forma local, como por exemplo o owncloud e o map-os.

Veja Também:

MAP-OS, um sistema para gerenciamento de ordens de serviços totalmente gratuito e open source. Confira!

WampServer é um software relativamente fácil de ser instalado, para baixa-lo vá ao site oficial do software e siga as páginas de download. Porém podem ocorrer alguns erros na instalação que dificultam a vida de quem precisa do software, o principal erro relatado é: "O programa não pode ser iniciado porque está faltando MSVCR110.dll no seu computador. Tente reinstalálo para resolver este problema." sendo que pode variar o arquivo .dll relatado no erro.

No site oficial do programa informa que para que funcione corretamente você precisa instalar o Visual C++ Redistributable for Visual Studio 2012 Update 4. Em sistemas 64bits é necessário que instale tanto a versão 32bits(x86) quanto a versão 64bits, e disponibiliza o link para que você baixe e instale.

Site oficial do WampServer.

Visual C++ 2012.

Caso os erros de DLL persistam (ocorre em alguns casos no Windows 10), instale também as versões 2013 e 2015, tanto 32bits quanto 64bits.

Visual C++ 2013.

Visual C++ 2015.

Após a instalação dos pacotes acima é necessário que você remova o WampServer caso ele já esteja instalado e instale novamente.

Outro erro comum de acontecer é a porta 80 no seu computador já esta ocupada com outra aplicação ou serviço. com isso o ícone do WampServer ficará laranjado, informando que não foi possível iniciar algum módulo (no caso deste erro o módulo do apache), isso tamém pode estar ocorrendo com a porta 3306 responsável pelo Mysql.

Como saber qual programa está utilizando determidadas portas?

Caso estejam ocorrendo estes erros, você pode desistalar os programas que estão ocupando as portas (caso seja possível) ou mudar as portas utilizadas no WampServer.

Como mudar a porta do apache:

Clique com o botão direito do mouse no ícone do WampServer > Tools > Use a port other than 80

E troque pela porta que prefira usar.

Após trocar a porta o WampServer irá reiniciar os módulos automaticamente, então é so fazer o teste no navegador "http://localhost:85"

Caso precise mudar a porta do Mysql ou MariaDB, siga o mesmo procedimento só que na sessão de configuração do banco de dados Clique com o botão direito do mouse no ícone do WampServer > Tools > Use a port other than 3306.

Mais Tutoriais

Flexible Renamer, o melhor programa para renomear vários arquivos rápido e fácil

Para quem precisa renomear vários arquivos e não quer perder muito tempo, aqui vai a solução. Co...

Como criar um pendrive bootável para isos Windows ou Distros Linux

A maneira mais simples de se criar um pendrive bootável para qualquer versão do windows e distros...