Como a poeira pode danificar meu computador?

| Categoria: Dicas de Informática|
Como a poeira pode danificar meu computador?

Se há muito tempo você não faz a limpeza interna do seu PC ou Notebook, leia esta matéria e entenda o que pode esta acontecendo com o seu equipamento.


Como técnico em informática, já vi diversas vezes o que o acúmulo de poeira pode causar ao seu computador ou notebook. O que acontece é que os processadores destes aparelhos esquentam muito, sendo necessário na maioria das vezes, a presença de um dissipador de calor e um cooler.

placa mae

Com o tempo, este dissipador começa a encher de poeira e outros resíduos presentes no ambiente formando uma espécie de malha, pelo fato do cooler jogar o ar em cima dele, e ocorre o congestionamento de resíduos impedindo que o ar jogado pelo cooler, resfrie o dissipador ocasionando o superaquecimento do processador.

Cooler com dissipador de calor para notebook sujo:
Cooler sujo

Dissipador de calor para desktop sujo:
Cooler sujo - 2

O uso prolongado do equipamento sem o devido resfriamento pode causar desligamento repentino, travamentos, e o fato do processador sempre ficar perto das memórias RAM, acaba por sujar os conectores da memória, ocasionando a famosa “Tela Azul” ou impedindo até mesmo que o equipamento ligue. Outro ponto importante é que o chipset da placa mãe possui um dissipador de calor, porém quase nunca um cooler, pelo fato de ficar próximo do processador acaba por utilizar da corrente de ar jogada por ele, mas se a poeira estiver impedindo esta corrente, isso pode ocasionar o superaquecimento também deste componente.

Então se há muito tempo não é feita a limpeza interna do seu PC ou Notebook, providencie o mais rápido possível, pois o funcionamento do aparelho sem o devido resfriamento pode ocasionar mal funcionamento ou até mesmo danificar permanentemente o processador ou placa mãe!

 

Placas de vídeo off-Board também necessitam do mesmo cuidado, pois como o processador, elas também possuem na sua grande maioria, cooler e dissipador.

placa de video

 

A limpeza destes equipamentos no caso dos computadores Desktops, é relativamente simples, podendo ser realizada apenas com um pincel. Já nos notebooks a situação é um pouco mais complicada, pois requer uma boa experiência, para desmontar o equipamento e ter acesso ao cooler. Em ambos os casos, procure um profissional da área, pois sempre for feito a limpeza é necessário alguns cuidados e a troca da pasta térmica, para que não ocorra prejuízos ao seu equipamento.

Mais Dicas de Informática

Cobian Backup 11 (Gravity), conheça uma ótima ferramenta gratuita para realizar diversos tipos de backups no Windows

O quão importante são os arquivos que você possui em seu computador? Se o seu HD queimasse agora,...

Como Passei a Usar e Recomendar "Linux"

Uso e recomendo linux, quer saber o porque?