Cobian Backup 11 (Gravity), conheça uma ótima ferramenta gratuita para realizar diversos tipos de backups no Windows

| Categoria: Dicas de Informática|
Cobian Backup 11 (Gravity), conheça uma ótima ferramenta gratuita para realizar diversos tipos de backups no Windows

O quão importante são os arquivos que você possui em seu computador? Se o seu HD queimasse agora, qual seria o tamanho do seu prejuízo com relação aos seus arquivos? Você tem o hábito de fazer cópias de segurança?


O Cobian Backup é um software gratuito utilizado para a realização de backups de arquivos e diretórios no Windows de forma automática, deferentemente do software que já vem no Windows (Backup do Windows), onde só é possível criar uma cópia de segurança de uma unidade inteira, o que gera um arquivo de backup muito grande, com o Cobian Backup, é possível criar uma cópia de segurança até mesmo de um único arquivo ou pasta, fazendo com que possa configurar um backup da forma mais objetiva possível.

Imagine a seguinte situação:

Você possuí uma pasta com diversos arquivos importantes em seu servidor ou computador pessoal. Para que você não tenha que fazer o backup manual destes arquivos todos os dias, ou até mesmo mais de uma vez ao dia é possível com o Cobian Backup configurar, por exemplo, uma tarefa que fará periodicamente durante o horário de trabalho o backup dos arquivos (para um pendrive ou HD externo), e ao final do dia uma nova tarefa para que ele faça um backup compactado e envie para a pasta do Google Drive. Dessa forma você fica protegido em caso de falha no equipamento, e caso precise resgatar um arquivo, o mesmo não estará tão desatualizado.

Download oficial do cobian backup 11.

Com ele você pode realizar três principais formas de backup:

Backup Completo: Esta forma como diz o nome, pega o diretório completo e transfere para o local selecionado. Com esta modalidade é possível configurar quantas cópias você deseja manter como por exemplo, um backup que é realizado diariamente, você terá 3 backups referente aos 3 últimos dias, indicado quando se tem uma unidade de armazenamento grande, dependendo do seu volume de arquivo.

Veja Também:

Como converter vídeos com Format Factory

Mitos e Verdades sobre o seu PC e Notebook. Confira!

Backup diferencial: Esta modalidade, fará uma primeira cópia completa do diretório selecionado, e seguindo o agendamento configurado ele fará o backup apenas dos arquivos que forem modificados ou criados a partir do último backup completo, também te possibilita configurar um período para que ele faça novamente um backup completo.

Backup Incremental: Esta modalidade fará uma cópia dos arquivos que forem alterados ou criados desde o último backup, sendo ele completo ou diferencial e também te possibilita configurar um backup completo após x backups incrementais.

Possui também uma opção fantasma que é utilizada apenas como um agendador para executar eventos.

Além dessas opções o Cobian Backup oferece vários recursos para tratar seus arquivos como a compactação em zip ou 7zip, com ou sem criptografia, envio de e-mail com os logs das tarefas, backup via ftp, gerenciador remoto entre outras...

Mais Dicas de Informática

MAP-OS, um sistema para gerenciamento de ordens de serviços totalmente gratuito e open source. Confira!

MAP-OS é uma ferramenta ideal principalmente para quem está começando um negócio na área de sup...