3 Distribuições Linux que Recomendo Para Quem Sempre Utilizou Windows

| Categoria: Dicas de Informática|
3 Distribuições Linux que Recomendo Para Quem Sempre Utilizou Windows

Para quem está buscando testar ou migrar para um novo sistema operacional, aqui vão 3 dicas de distribuições Linux perfeitas para iniciantes. Confira!


Uma das grandes dúvidas de quem está pensando em testar um sistema Linux é qual a distribuição que deve começar, pois como escolher em meio a uma infinidade de sistemas?

Existem distribuições de vários tipos e para várias finalidades diferentes, mas hoje vou falar das melhores (Na minha opinião) para quem sempre usou Windows e está pretendendo testar um novo sistema operacional, para não ocasionar uma escolha que no momento não é a ideal e fazer com que desista de usar Linux.

1º Linux Mint

Linux Mint

Esta distribuição na minha opinião, é a melhor opção para quem vem do Windows, pois os possui uma interface gráfica por padrão (Cinnamon), que é bem parecida com a interface do Windows, o que facilita bastante o uso, pois é bem similar à que você já está acostumado.

Outra vantagem é que ele já vem com um instalador de pacotes muito fácil de se utilizar (GDebi), o que não é uma exclusividade do sistema, mas facilita bastante pois já vem instalado por padrão. Este instalador permite que instale aplicações de forma bem parecida do Windows, onde ele mesmo busca as dependências do pacote e o instala sem maiores dificuldades, fazendo com que o uso do terminal seja apenas uma opção para instalar programas, e não uma necessidade.

Esta distribuição também conta com uma central de aplicativos bem completa, onde com alguns poucos cliques você consegue instalar diversas aplicações diferentes sem demais complicações. Central de aplicações também não é uma exclusividade desta distro, mas ela se destaca principalmente pela quantidade de softwares presentes nela.

Outro ponto forte é que o Linux Mint, possui muita documentação e tutoriais em português o que pode te facilitar bastante se este for o primeiro contato com Linux.

Link do site oficial: https://linuxmint.com/

2º Deepin

Deepin - 1

Outra distribuição que se destaca pela interface parecida com a do Windows, e pela facilidade de utilização.

Conta também com uma central de aplicativos bem completa, com fácil utilização, e várias aplicações já instaladas facilitando ainda mais o seu uso. Um dos programas que me chamou a atenção foi o WPS Office que já vem com o sistema, por ser bem parecido com o Microsoft Office, o que para muita gente é essencial no PC.

Essa distribuição chama muito a atenção também pela interface gráfica muito bem-feita, bonita, e na minha opinião melhor até mesmo a do Windows.

Porem esta interface por ser bonita acaba consumindo mais recursos de hardware, o que acaba não sendo interessante em computadores mais antigos, más você ainda tem as opções de desativar alguns efeitos visuais para melhorar o desempenho.

Link do site Oficial: https://www.deepin.org/en/

3º Ubuntu

Ubuntu - 0

O Ubuntu atualmente é a distribuição Linux mais utilizada, na sua versão padrão usa o ambiente gráfico Unity, este ambiente não tem como característica ser parecido com o ambiente do Windows, por isso a 3º colocação, porém tem ao seu favor uma vasta documentação, por meio de blogs, tutoriais e vídeos, fazendo com que seja muito fácil aprender a utilizar o sistema.

As maiores vantagens do Ubuntu estão na vasta opção de softwares, na estabilidade do sistema e na compatibilidade com diversos tipos de hardwares, facilitando muito a vida do usuário inicial, que raramente vai ter que se preocupar com detalhes técnicos.

O sistema conta com uma central de softwares bastante completa, além de diversos softwares já presentes por padrão, o que garante para muitos usuários utilizar o sistema logo após a instalação sem ter que instalar novos programas.

Uma ótima dica para quem quer sair do Windows e utilizar um sistema com uma cara nova.

Link do site oficial: https://www.ubuntu.com/

Participe da nossa enquete!

35

Mais Dicas de Informática

Qual a diferença entre Suspender e Hibernar no Windows?

Afinal, Hibernar ou Suspender? O que significa? Qual a melhor opção?

Como proteger meu WIFI dos Aplicativos WPS?

Protegendo meu wifi de acessos não autorizados, por aplicativos de WPS.